O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Fernando Pessoa

06
Mai 09
 
Aveiro é dos principais 18 distritos de Portugal continental, caracterizando-se pela sua diversificação geográfica, que vai do mar até à serra, e por gentes de trabalho nos mais variados sectores de actividade.

Esta candidatura para a coordenação do PND-Aveiro propõe-se centrar a sua actuação na defesa intransigente dos interesses do distrito e na defesa dos seus valores. Instituições como a Universidade de Aveiro não podem ser ignoradas do panorama da investigação no país, e mesmo no mundo. O tecido produtivo tem, forçosamente, um papel importante. As indústrias dos moldes, calçado, metalomecânica, ramo automóvel, cerâmica, construção civil são apenas alguns dos muitos exemplos que proliferam pelos 19 concelhos que constituem este distrito.

Aveiro é também uma região rica em recursos naturais. A floresta, a vitivinicultura, a água (marcas como a Luso ou Serrana situam-se aqui), a gastronomia, a indústria pesqueira, o sal, a hortofloricultura e a agricultura em geral têm também um papel preponderante.

As praias, os museus, a ria, as aldeias rurais perdidas nas serranias são atractivos que trazem ao distrito de Aveiro milhares de turistas.
O dinamismo cultural está bem presente nas suas associações juvenis, culturais, desportivas e recreativas. As instituições sociais também desempenham um papel notável.

Por tudo isto se verifica que Aveiro é um distrito de atracção, nem sempre reconhecido pelos sucessivos governos.


Rui Pires da Silva

Aveiro, 1 de Maio de 2009
publicado por Rui Pires da Silva às 01:07

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO