Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rui Pires da Silva

O segredo está na paixão com que fazemos as coisas.

Rui Pires da Silva

O segredo está na paixão com que fazemos as coisas.

23
Jan19

Ovar, sabia que ...


Rui Pires da Silva

thumb_800_1362771281.jpg

Ovar, promovida a cidade desde 1984, a maior parte da sua história foi escrita como sendo concelho, titulo este que vem desde 1251. 

Inserida no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, contabiliza nos dias de hoje sensivelmente 16 849 habitantes residentes. Por ser banhado por quase 15 km na sua costa, pode-se disfrutar de um clima ameno e praias agradáveis.

A origem do peculiar nome “Ovar” de entre vários contos, a maioria prefere acreditar que vem do facto de imensa população de aves que desovavam e criavam na região, daí o verbo “ovar”. A Ria é uma das caracteristicas que mais controvérsia gera no que respeita à data da sua formação, visto que há quem lhe atribua 4 milénios de longevidade e há quem se oponha apontando meados do século X ou mesmo XI.

Em qualquer dos casos, todos concordam que o mar criava a sua linha de maré muito mais no interior do que se verifica nos dias de hoje, fazendo desta forma Ovar perder o seu titulo de “Porto de Mar” de que outrora gozava. Ovar tem uma forte dinâmica nas áreas dos serviços e do comércio, bem como nas suas estruturas produtivas, sendo a indústria transformadora a principal fonte de emprego. 

O famoso e divertido Carnaval de Ovar, que se realiza em Fevereiro o qual é reconhecido a nível internacional, festa data de 1952, atraíndo anualmente milhares de visitantes durante sensivelmente um mês, onde os bailes, as brincadeiras, as iniciativas culturais e o desfile de cerca de dois mil foliões vareiros, são as atrações principais.

Não menos importantes, também as Procissões Quaresmais, a Festa em honra de Santa Catarina na Ribeira, as Festas do Mar no Furadouro, a Festa da Senhora da Boa Viagem, a Romaria em honra da Senhora do Parto realizada no Jardim dos Campos e a Festa em honra de S. Cristóvão, são várias expressões culturais de índole colectiva que marcam a actividade sócio - cultural. 

Outra caracteristica cultural de Ovar, é a utilização do azulejo como componente decorativa na arquitetura local, não fosse ser considerada a cidade "Museu do Azulejo". No que respeita aos elementos caracteristicos naturais, de elevado valor ecológico destacam-se o mar, a floresta e a ria, nos quais se desenvolvimem de actividades ligadas ao turismo e lazer.

Fonte texto e imagem: Guia da Cidade

Rui Pires da Silva, nasceu ao décimo mês do ano de 1984 em Aveiro, mas registado como natural de Paçô de Cedrim, Sever do Vouga. Reside em Ovar desde 2017, ano em que casou com uma bela Vareira. É, entre outras coisas, consultor imobiliário na empresa Abel Andrade, Mediação Imobiliária em Ovar.

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Mensagens

Pesquisar